Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sefaz registra aumento de pedidos de isenção de ICMS e IPVA para portadores de deficiência

    Estatísticas da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) mostram que este ano aumentou o número de pedidos de isenção de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) para portadores de deficiência.

    Em 2007 foram nove pedidos de isenção de IPVA e 15 de ICMS, enquanto que até julho deste ano foram registrados 11 para isenção de ICMS e 19 para IPVA, segundo informou a chefe da Divisão de Tributação da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), Rosicleide Gomes Barbosa.

    A isenção do IPVA é regulamentada pela Lei Estadual 4.907/2005, enquanto que do ICMS é concedido por determinação do Convênio 03/2007, aprovado no Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).

    Para ter direito a isenção de ICMS é preciso o carro ser comprado no nome do portador da deficiência e o valor do veículo não ultrapassar R$ 60 mil, além de não ser vendido durante três anos. “Esse benefício é concedido porque o veículo adaptado à deficiência é mais caro que o veículo comum”, disse Rosicleide.

    Já o benefício do IPVA é mais generoso porque pode ser concedido aos pais ou responsáveis pelo portador de deficiência. A exigência da lei é que veículo permaneça por cinco anos com a família, pois se for vendido antes desse prazo, perde a isenção.

    Isenção ICMS

    Os interessados na isenção devem apresentar à Sefaz o Laudo de Perícia emitido pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), ou por uma das unidades do SUS (Sistema Único de Saúde) atestando a deficiência; a declaração de disponibilidade financeira do deficiente; a cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); cópia autenticada da autorização da Receita Federal concedendo a isenção do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados); e comprovante de residência.

    Isenção IPVA

    O benefício do IPVA requer que o interessado apresente, na Agência de Rendas, o requerimento de isenção, que pode ser adquirido por meio do site da Sefaz (www.sefaz.rr.gov.br), no link legislação; cópia dos documentos pessoais; laudo de perícia médica que ateste a deficiência; cópia da CNH; cópia da nota fiscal do veículo. Caso o veículo seja novo, o interessado deve apresentar cópia do espelho do veículo emitido pelo Detran.

    • Publicações309
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações508
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sefaz-registra-aumento-de-pedidos-de-isencao-de-icms-e-ipva-para-portadores-de-deficiencia/172837

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)